terça-feira, outubro 01, 2013

Eterna Charlie Brown Jr.

Como saber que hoje é o dia mundial da música e não recordar da Charlie Brown Jr.? Para mim, que tive a minha adolescência toda trilhada com as músicas da banda, isso é impossível. 

Dona de um estilo único, a banda Charlie Brown Jr. teve início em Santos no ano de 1992, possuindo letras críticas, reflexivas e, apesar do estilo punk-rock-rap-harcore de ser, que muitas vezes falavam do amor. 

"Em 1992, o skatista paulistano Alexandre Magno a.k.a. Chorão (1970-2013) havia se mudado para Santos (litoral de São Paulo), com 17 anos, onde chegou após uma infância difícil e traumática. Um dia, em um bar local, substituiu por acaso o vocalista de uma banda quando o mesmo precisou se ausentar, devido a necessidades fisiológicas. Uma pessoa da platéia, ao ouví-lo cantando, convidou-o para ser vocalista em sua banda.
Quando o baixista da banda saiu, Chorão veio a conhecer Champignon, o novo baixista, um menino de apenas 12 anos na época. Formaram então a banda What’s Up. Tempos depois, Chorão e Champignon decidiram convidar Renato Pelado pra ser o baterista e, mais tarde, Marcão e Thiago nas guitarras completariam a primeira formação da banda.

A banda ainda sem nome, continuou a se apresentar na cidade. Muitos não sabem o porquê do nome “Charlie Brown Jr”.
- "Fundei e batizei a banda com esse nome em 92. Foi uma coisa inusitada. Trombei (literalmente) com uma barraca de água de coco que tinha o desenho do Charlie Brown, aquele personagem do Charles Schulz, mais conhecido por ser o dono do Snoopy. E o “Jr” é pelo fato de sermos filhos do rock” - Explica Chorão pelo fato de a banda se considerar “filha” de uma geração de músicos e bandas como Raimundos, Nirvana, blink-182, Red Hot Chili Peppers, Nação Zumbi e Planet Hemp. A sonoridade do grupo tinha influências de grupos como Sublime, Bad Brains, 311 e Pennywise, misturando hardcore, skate e reggae." 
Chorão, skatista profissional, chegando a figurar nas melhores posições do ranking de diversos campeonatos brasileiros, costuma se apresentar nos shows andando de skate. Por volta de 1993, eles começaram a tocar no circuito underground de Santos e São Paulo, além de tocarem em vários eventos de skate.
Algum tempo depois, uma fita demo foi entregue a Rick Bonadio (presidente da Virgin Records e produtor dos Mamonas Assassinas). Ele se interessou pelo grupo e os contratou. Nasce então o disco Transpiração Contínua Prolongada (produzido por Tadeu Patola), que tem esse nome por realmente retratar tudo que eles passaram pra chegar onde chegaram. O álbum explodiu na audiência e fez sucesso nas rádios com as faixas O Coro Vai Comê!, Proibida Pra Mim (Grazon), Tudo que Ela Gosta de Escutar, vendendo 500 mil cópias."

Fonte: Last FM
E desde então a Charlie Brown vem conquistando todos os públicos e, principalmente, fez o seu nome na música, abastecendo o rock brasileiro com um som de qualidade e letras marcantes, que, além de retratarem a realidade brasileira, falavam também sobre a vida, as dificuldades e o amor.



No dia 06 de março de 2013 um dos melhores vocalistas e compositores de todos os tempos do rock nacional nos deu um triste adeus e partiu para um outro plano espiritual, seguido do baixista Champignon, que cometeu suicídio no dia 09 de setembro de 2013, meses após a morte do grande amigo Chorão. Ambos partiram deixando fãs, amigos, familiares profundamente tristes e a música brasileira ficou de luto:

Capital Inicial (@capitalinicial): "O rock nacional está de luto. O Capital Inicial sente muito a morte do amigo Chorão, e mandamos muita força aos familiares, amigos e fãs".

Diego Ferrero (@ferrerodi): “#Luto”.

Fernandinho (@Fer_planta): "Chorão descanse em paz, mano velho!!! CBJR tamo junto".

Guns N' Roses (@gunsnroses): "De luto pela perda de nosso irmão brasileiro, R.I.P. Chorão. Essa 'Don't Cry' agora toca por você" http://youtu.be/h6M_6s-S2lM

João Barone (@RealBarone), baterista da banda Paralamas do Sucesso: “RIP Chorão. Um garoto de skate talentoso, vai fazer falta”.

Jota Quest (@jotaquest): "Nós do @jotaquest estamos mto tristes com a perda do Chorão. Um salve a seus familiares e aos parceiros do Charlie Brown Jr".

Marcelo Mancini (@marcelostrike), vocalista da banda Strike: "Nem sei o que dizer, perdemos um dos maiores gênios da música brasileira, estou profundamente triste com essa noticia. Sempre foi inspiração pra todos nós, desejo toda força desse mundo aos amigos da estrada Marcão, Thiago, Champignon e Graveto. #lutochorão".

Preta Gil (‏@PretaGil): "Muito triste com a noticia da morte do Chorão , meus sentimentos !!"

Rick Bonadio (@rickbonadio), produtor musical: “Não tenho como expressar oq sinto, perder tão uma pesoa q faz parte da minha história. ‘faz mais um refrão Chorão’”.

Rock in Rio (@rockinrio): "O Rock in Rio se junta aos fãs do CBJR nesse momento de dor. Descanse em paz, Chorão".

Rodolfo Abrantes (@RodolfoAbrantes): "A todos os fãs, amigos e familiares do Chorão, meus sentimentos. Orando pra que Deus conforte seus corações".

Tico Santa Cruz (@Ticostacruz): “Estou em estado de choque!!!! Não sei o que dizer!!!! Chorão sempre foi um artista que inspirou muitas bandas, e o CBJR inspirou muito a mim. Um dos nossos últimos encontros nessa foto, quando tocamos juntos em CANELA -RS Descanse em paz irmão! Inacreditável".

Falcão: "Quem tava em Lorena viu que o Champ tava bem e feliz cantando comigo!! Que Deus ajude sua esposa, filha e todos integrantes da 'Banca'! Tô muito triste. Que Deus conforte sua esposa, filhos e amigos! E que nesse momento só palavras de fé para nos ensinar a saber perder alguém que amamos! Que dor, que triste!"

Lobão: "Champignon morreu, meu Deus. Que absurdo. Que coisa mais triste."

Junior Lima: "Acordei agora com a noticia do champ!!! Tô em choque!!!!! Perdi mais um irmão!!!!!!!! Não tô conseguindo acreditar!!!! Pqp!!!! Alguem sabe o por quê?? Se ele deixou algum recado?? O que que aconteceu??? Tô perdido aqui sem informaçoes!!! NÃO CONSIGO ACREDITAR!!!!!"

Rogério Flausino: "Sem palavras pra descrever minha tristeza pela partida de Champignon. #VaiEmPaz meu irmão!! #Rip"

Tico Santa Cruz: "Estado completo de choque com a notícia sobre o Champignon! [...] Quanta gente má surge nessas horas de tristeza. Tenho dó de vocês que estão fazendo piadinhas e brincadeiras com algo tão triste."

Marcelo D2: "Adeus Champignon, nunca mais vou te esquecer. Deus que te ponha no lugar que merecer. Descanse em paz, irmão. #luto"

Rick Bonadio: "Só Deus para saber o por quê das coisas. Meus sentimentos a todos os familiares do Champs. O baixista mais talentoso que já trabalhei."

PJ, baixista da banda Jota Quest: "RIP amigo Champignon! Nunca vi alguém tocar baixo com tanta garra e raça! Pressão total! Estou chocado e triste! Quando ouvir o som do trovão saberei que é você aí em cima tocando seu MM de 5 cordas! Rock and Roll will never die!"

Preta Gil: "Champignon descanse em paz!!!!! Muito, muito triste!!!!"

Di Ferrero: "Vai com Deus Champs, fica em paz onde estiver... Força para os meus irmãos que ficaram, pra família..."

Pois é, não foi uma notícia fácil de ouvir, nem uma perda fácil de sentir, mas chega de falar em tristeza nesse post, porque uma banda como a Charlie Brown só merece ser lembrada com bons momentos e MUITO SOM!!!!


E hoje, no dia mundial da música, finalizo aqui a minha homenagem a essa banda que É, a esse som que será escutado por muitas gerações ainda e as músicas lindas que fizeram história! Muitos falam da Charlie Brown no passado, mas para mim ela permanecerá sempre no presente, porque já dizia o velho Chorão:
"O tempo às vezes é alheio à nossa vontade, mas só o que é bom dura tempo o bastante pra se tornar inesquecível." Chorão Charlie Brown Jr


Nenhum comentário:

Postar um comentário