terça-feira, setembro 17, 2013

Novo Desafio: Dieta Dukan

Sempre fui uma "curiosa" sobre dietas e quando vi vários "antes e depois" de meninas no Instagram que perderam peso muito peso e tiveram resultados excelentes com a Dieta Dukan, comecei a pesquisar e pesquisar cada vez mais sobre essa dieta, que ficou "famosa" após algumas celebridades, como Kate Middleton, Beyoncé e J-Lo começarem a fazê-la.

Quem me segue no instagram (@alineisis) sabe que estou firme e forte com a dieta e seguindo a risca tudo. Muitas pessoas me perguntaram sobre a Dukan, como funciona, sobre as receitas, etc.. Então resolvi fazer esse post para explicar direitinho tudo.

Como funciona:

A dieta é dividida em 4 fases (ataque, cruzeiro, consolidação e estabilização). As duas primeiras são para auxiliar na perda de peso e as duas últimas para manter o peso perdido.


Para perder peso:

1ª Fase: Ataque: provoca perda de peso rápida e fulminante
- De 2 a 7 dias de duração
- De 1Kg a 5Kg perdidos
- 20 minutos de caminhada por dia
- 1,5 c. de sopa de farelo de aveia/dia

2ª Fase: Cruzeiro: perda de peso constante e moderada
- Até a obtenção do peso ideal
- -1Kg por semana (média)
- 30 minutos de caminhada por dia
- 2 c. de sopa de farelo de aveia/dia

Para conservar o tempo perdido:

3ª Fase: Consolidação: Ao final da fase de Cruzeiro, que termina na obtenção do Peso Ideal, inicia-se a fase de Consolidação do peso perdido.
- 10 dias por peso perdido. Por ex.: 10kg = 100 dias; 5kg = 50 dias, e assim sucessivamente.
- Introdução de carboidratos e lipídeos, de maneira controlada/moderada
- 25 minutos de caminhada por dia
- 2,5 c. de sopa de farelo de aveia/dia

4ª Fase: Estabilização: Fim da dieta do ponto de vista alimentar. Todavia, há 3 regras a serem seguidas pelo resto da vida, afim de estabilizar o peso.
- 1 dia fixo de proteína por semana
- 3 c. de sopa de farelo de aveia/dia
- 20 minutos de caminhada por dia

Fonte: www.dietadukan.com.br

Agora vamos aos pontos positivos e negativos sob o meu ponto de vista:


  • Positivos - 1. a Dieta Dukan fornece muitas receitas para você variar completamente o seu cardápio diário, o que faz com que você não enjoe, já que trata-se de uma dieta bem rígida, afinal não é fácil ficar dias sem comer carboidratos; 2. O fato de você ter várias receitas faz com que você se anime mais em fazer a dieta, porque sempre quer inovar no cardápio e provar receitas novas; 3. Você pode comer sobremesa (sim, sobremesaaaaa \o/) após o almoço e também após o jantar, o que faz você matar o desejo de comer doce; 4. Ao contrário do que muitos dizem, você não sente fadiga, mal estar ou coisas do tipo. No meu caso, me sinto super bem.. estou conseguindo fazer a dieta tranquilamente, entretanto, vale salientar que estou sempre variando no cardápio e isso é um fator fundamental na dieta; 5. Você perde peso rápido, ver resultados, começar a ficar mais sequinha na primeira semana e se sente motivada a continuar; 6. A Dieta Dukan te motiva bastante e vai acompanhando cada dia do seu programa de emagrecimento!
  • Negativos - O primeiro e único ponto negativo é que você precisa fazer um relatório diário (até aí tudo bem).. e todos os dias você precisa colocar seu peso e medidas (cintura, quadril e pernas). Considero isso como um ponto negativo porque gosto de me pesar e verificar as medidas semanalmente.. acho melhor assim. Entretanto, faço os relatórios todos os dias, mesmo não gostando. rs

Perdi 1kg na fase ataque, que durou 3 dias, e agora estou na fase cruzeiro (permanecerei nesta fase até chegar ao meu objetivo (-6kg), agora falta apenas 5. rsrs Ainda não conclui 1 semana da dieta e já estou bem mais sequinha, os amigos e familiares estão notando a mudança (o que é ótimoo!!!) e me sinto bem mais leve.

É importante dizer que essa dieta está dando certo para mim, não sei se dará para você também. Eu já estava acostumada com uma alimentação balanceada.. comia pouquíssimo carboidrato (apenas batata doce, macaxeira e, raramente, massa de arroz).. então para mim não foi tão difícil cortar completamente os carboidratos! Detalhe: os carboidratos são de grande importância para a alimentação e quando eu atingir o meu peso ideal com certeza voltarei a consumi-los.

E basicamente é isso. Me mantenho firme e forte na dieta e estou adorando fazê-la. Cada dia procuro fazer uma receita diferente, isso tem me motivado bastante. Nada melhor do que fazer comidas deliciosas e SAUDÁVEIS. Resumindo, trata-se de uma dieta BARRA, mas com SABOR! Isso para mim é maravilhoso.. rsrs

Postarei aqui sempre que puder sobre os meus resultados e as receitinhas que sempre faço! x)

Espero que tenha ajudado a tirar algumas dúvidas!

Beijokas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário